Páginas


Pesquisar este blog

Sejam Bem Vindos!

Este espaço também é seu.

domingo, 18 de abril de 2010

Repensar e ampliar os conteúdos contidos no RCN, seguindo a mesma perspectiva em relação aos objetivos.

Repensar e ampliar os conteúdos contidos no RCN, seguindo a mesma perspectiva em relação aos objetivos.

Na sociedade contemporânea, os modos de produção das condições de vida consolidam o crescimento com intenso ônus social e ecológico. E isso nos remete a um novo patamar da consciência mundial: a importância da Terra como um todo, o destino comum da natureza e do ser humano, a interdependência da Terra reinante entre todos. Nessa perspectiva, qual é o papel da educação na construção desse novo tempo?A escola se apresenta como instancia fundamental na superação do conceito de Meio Ambiente como algo abstrato, distante da realidade.
Dessa forma, é importante que nossos alunos:
• Identifiquem diferentes contribuições como elementos de transformação cultural: as mudanças nas histórias, músicas e brincadeiras infantis através do tempo e das regiões.
• Promovam articulação entre os conceitos trazidos pelas crianças de seu grupo social e os conceitos construídos coletivamente na escola (o que significa, para cada um, a casa, a família, os animais, etc.).
• Reconhecimento das contribuições da tecnologia na fabricação de objetos cotidianos (de onde vem à roupa que vestimos, como ela é feita, etc.).
• Desenvolvam percepção das relações entre as diferentes espécies e o trabalho (a atividade das formigas, das abelhas, homem...).
• Reconheça as alterações ocorridas na relação homem / meio ambiente (da descoberta do fogo ao forno de microondas).
• Valorizem a relação entre os quatros elementos fundamentais para a vida: água, terra, fogo e ar.
• Utilização de recursos sensoriais, perceptivos e cognitivos para explorar e representar o meio ambiente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário