Páginas


Pesquisar este blog

Sejam Bem Vindos!

Este espaço também é seu.

sábado, 17 de abril de 2010

De olho na notícia!

Ter, 06 de Abril de 2010 19:59
“Niterói nunca registrou uma chuva como essa”. Assim, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, deu início à entrevista coletiva, concedida na tarde desta terça-feira (06/04), na sede da Prefeitura. O prefeito divulgou que, até o início da noite de hoje, o município registrou 48 mortos e 1.100 desabrigados e desalojados. Foi decretado luto oficial por sete dias e, pela primeira vez, Situação de Emergência.


“Estamos preparando uma força tarefa para retirar os moradores das áreas de risco da cidade. Toda a prefeitura está focada em resolver essa situação. O mais importante é pedir às pessoas que estão nesses locais críticos para sair e buscar um abrigo seguro. A nossa obrigação agora é salvar vidas”, enfatizou Jorge Roberto Silveira, lembrando que o número de mortos pode aumentar conforme as buscas.
Também presente na entrevista, o secretário de Saúde e Defesa Civil do Estado, Sérgio Côrtes, informou que mais de 300 homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham no resgate de vítimas em Niterói.
“Niterói tem uma situação diferente dos outros municípios, pois aqui há muitos deslizamentos e soterramentos. Nesse momento de emergência, temos que abrigar as vítimas de maneira digna”, ressaltou.
A Prefeitura de Niterói disponibilizou 12 escolas para receber os desabrigados. São elas: EM. Rachid (Santa Bárbara); EM Ernani Moreira Franco (Fonseca); EM Antonio Vieira (Morro do Estado); EM João Brasil (Morro do Castro); EM Paulo Freire (Fonseca); UMEI Nilo Neves (Boa Vista), EM José Anchieta ( Morro do Céu) e UMEI sen. Vasconcelos Torres (Jacaré). Já a escola estadual Capistrano, também em Santa Bárbara, serve de Posto de Alimentação.
De acordo com o prefeito, os diretores dos colégios já estão de sobreaviso. Para que as escolas possam abrigar as pessoas, as aulas nas escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado. Já o Clube Canto do Rio, no Centro, foi transformado num ponto de abastecimento e já está recebendo doações para as vítimas das chuvas. Quem quiser fazer doações, pode encaminhar alimentos, produtos de higiene pessoal, água, roupas, colchonetes etc para o clube.
Amanhã (quarta-feira - 07/04), o prefeito Jorge Roberto Silveira receberá, às 10hs, no gabinete, o governador Sergio Cabral Filho, o ministro da Integração Nacional, João Reis Santana, e prefeitos das cidades atingidas para discutir ações.
Também participaram da reunião o subsecretário estadual da Região Metropolitana, Alexandre Felipe; o tenente coronel do 12º BPM (Niterói), Ruy França; o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Bagueira, secretários municipais José Roberto Mocarzel (Serviços Públicos, Trânsito e Transportes), Maria Inês de Azevedo (Educação), Kátia Paiva (Assistência Social), Alkamir Issa (Saúde), Marival Gomes (Segurança e Defesa Civil), entre outros.

Texto: Carolina Silveira, Daniel Oliveira e Fernanda Pizzotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário